Hoje no Brasil existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes.

Mas o que é Diabetes? Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

E o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que é o açúcar que alimenta nossas células e que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto –  a famosa hiperglicemia.

Quando os níveis de glicose no sangue em jejum estão acima de 126 mg/dl em duas ocasiões ou maiores que 200 mg/dl 2 horas após sobrecarga com 75 g de glicose (mg/dL) você pode ter o diagnóstico de diabetes. Existe também o pré-diabetes, que é a glicemia entre ≥ 100 e < 126 em jejum e  ≥ 140 e < 200 2 horas após a ingestão de 75 g de glicose.

Por que preciso me preocupar com isso? Porque se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos que podem levar ao AVC, ao infarto, a amputações, cegueira e insuficiência renal.

Existem vários tipos de diabetes mas os mais comuns são o Diabetes Tipo 1, causado por fatores genéticos e outras causas ainda desconhecidas e  Diabetes Tipo 2 que é causada por fatores genéticos e estilo de vida. Existe também o Diabetes Gestacional, que ocorre por conta das alterações hormonais produzidas pela placenta.

Embora fatores genéticos estejam implicados na origem dessa patologia, isso não significa que você não pode adotar algumas medidas para retardar e prevenir seu surgimento. Por exemplo, manter o peso saudável, evitar o consumo de alimentos ultra processados, tais como biscoitos recheados, refrigerantes, suco de frutas, sucos e chás industrializados e bebidas energéticas; praticar no mínimo 150 minutos de atividades físicas por semana, aumentar a ingesta de fibras e alimentos in natura.

Atenção, não se auto medique, procure sempre a orientação e o aconselhamento da sua endocrinologista.

Dra Viviane Melo
CRM 22288 RQE 14055 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá,
como podemos ajudar?