Todo mundo já ouviu dizer que o cabelo cai após o parto. Eu, como dermatologista especialista em tricologia, explico isso para minhas pacientes várias vezes ao dia. Mas quando você é a “vítima “ não é tão simples assim. Quando eu tive bebê também achei que ia ficar careca! Todos os lugares onde você encosta, inclusive seu bebê, ficam cheios de cabelos. Aí você se lembra daquele CABELO lindo da gestação e dá vontade de chorar…
Mas vamos tentar pensar com a razão e não com a emoção (tarefa difícil no pós-parto) para entender porque essa queda ocorre e diminuir um pouco o sofrimento que isso nos causa.
A queda de cabelos após o parto ocorre pela queda brusca dos hormônios femininos que estavam bem altos na gestação.Soma-se a isso o stress das noites sem dormir, a má alimentação porque às vezes não dá tempo de comer, o sangramento e, para quem fez cesariana, o stress pós-cirúrgico.
Não há cabelo que resista!!
A notícia boa é que essa queda se chama Eflúvio e não afeta os folículos( as raízes dos cabelos). Portanto, os cabelos voltam a crescer normalmente depois de aproximadamente 6 meses.
Mas o que fazer para abreviar o sofrimento desse período? Não tem receita mágica mas podemos ter alguns cuidados:
- Colher exames para ver se não há deficiência de vitaminas e ferro, o que é muito comum após o parto;
- Tomar vitaminas focadas no fortalecimento dos cabelos. O seu dermatologista pode lhe prescrever a melhor opção. As vitaminas não tem o poder de interromper a queda, mas ajudam com o crescimento dos novos cabelinhos que vão surgir;
- Usar aparelhos com laser e LED, que seu dermatologista pode indicar,como escovas e capacetes, que também ajudam com os novos cabelos em crescimento;
- Fazer procedimentos de salão que vão te ajudar a gostar mais do seu cabelo nessa fase. Aí vai do gosto de cada uma: hidratação, escova, tintura, luzes, alistamentos… Se for fazer química, não esqueça de pedir a opinião do pediatra, se estiver amamentando.
- Última dica e mais importante: relaxar. Curta essa fase, curta seu bebê, tente dormir e comer o melhor possível. Quanto mais se estressar, mais irá estimular a queda de cabelos. Garanto a você que essa fase de queda de cabelos passa e não vamos ficar carecas! E se precisar de uma ajuda extra, nós dermatologistas temos ainda alguns recursos no consultório que podem te ajudar!
Dra Juliana Pires
CRM 21882 RQE 8828